11 de janeiro de 2012

Pizza de peru, cebola caramelizada e ananás




Faz 1 pizza média

Massa:
6 Colheres de sopa de água morna (pode ser necessário algumas colheres de sopa mais)
3 Colheres de sopa de vinho branco
3/4 colher de chá de fermento seco
1 Colher de chá de mel
1 Colher e 1/2 de chá de sal kosher
1 Colher de sopa de azeite
1 Chávena e 1/2 de farinha de trigo

Pizza:
1 Chávena de peru cozido desfiado
1 Cebola grande, em fatias finas
2 Colheres de azeite
1 Colher de chá de tomilho fresco
1 Colher de sopa de vinagre balsâmico
1 Colher de chá de sal kosher
3 fatias de ananás
1 Chávena e 1/2 de mozzarela ralado

Massa: Misture a água, o vinho e o fermento numa tigela média (ou na tigela da batedeira) até que o fermento se dissolva. Adicione o mel, o sal, o óleo e mexa. Adicione a farinha e trabalhe com os dedos até formar uma bola. Se a massa estiver seca, acrescente 1 colher de sopa de água de cada vez até que ela se una.
A massa não deve ficar pegajosa.Polvilhe farinha sobre uma superfície plana e limpa e sove a massa por 1-2 minutos.Coloque a massa na tigela e vire a massa várias vezes na tigela, certificando-se que toda a bola está coberta de azeite. Cubra com plástico aderente e deixe crescer por 1-2 horas.

Pizza:
1. Enquanto a massa cresce, aqueça 2 colheres de sopa de azeite numa frigideira grande. Adicione a cebola fatiada, o vinagre balsâmico, o tomilho e o sal. Cubra com a tampa e deixe as cebolas caramelizarem lentamente, mexendo de vez em quando para não queimar. Uma vez caramelizado retire do fogo.

2. Polvilhe a mozzarela uniformemente sobre a massa, em seguida, cubra com o ananás, o peru e a cebola. Polvilhe com sal e pimenta. Asse por 10-15 minutos, uma vez que a pizza estiver pronta, retire, corte e sirva.