19 de janeiro de 2012

Cheesecake com caramelo



Para a crosta:

2 Chávenas de biscoito moído
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
Uma pitada de sal
4 colheres de sopa de manteiga sem sal, derretida

Para o Cheesecake:

450 gr de queijo philadelphia, em temperatura ambiente
1 Chávena e 1/3 de açúcar granulado
1/2 Colher de chá de sal
2 Colheres de chá de extracto de baunilha
2 Ovos grandes, em temperatura ambiente
1/2 Chávena de natas + 2 colheres de sopa de natas
1 Colher de chá de raspas de limão (opcional)

Para o Caramelo:

1/2 Chávena de açúcar granulado
2 Colheres de sopa de água
2 Colheres de sopa de xarope de milho (ou mel)
1/3 Chávena de creme de leite
2 Colheres de sopa de manteiga sem sal
1/2 Colher de chá de sal

Crosta de biscoitos: Coloque as bolachas num processador de alimentos e em seguida acrescente o açúcar, o sal e a manteiga. Misture tudo e cubra o fundo e bordas de uma tarteira. Coloque no forno por 10 a 15 minutos e deixe arrefecer.

Para fazer o recheio: Com a batedeira eléctrica, bata o queijo e o açúcar. Adicione, em seguida, a baunilha e os ovos. Depois de cremoso e suave, adicione as raspas de limão (se quiser). Despeje a mistura na crosta de biscoitos e coloque no forno. Deixar no forno por 50-60 minutos, até dourar.

Para fazer o caramelo: Adicione o açúcar, a água e o xarope de milho numa panela média. Deixe ferver em fogo médio, mexendo uma ou duas vezes. Deixe ferver e  quando estiver com uma cor âmbar, retire do lume e adicione imediatamente as natas e a manteiga. Esta mistura vai a ferver até fazer espuma. Mexa bem, adicione o sal e coloque numa tigela. Cubra com plástico aderente e deixe no frigorífico por pelo menos 4 horas, durante a noite é melhor.Despeje o caramelo sobre o cheesecake e volte a colocar no frigorífico até que esteja pronto para servir. Polvilhe com uma pitada de sal marinho, e em seguida, sirva.Dura até quatro dias.