1) Informação - Antes de se aventurar num site de e-commerce, obtenha todas as informações necessárias, avalie quanto precisará para o investimento inicial, investigue meticulosamente os seus concorrentes e procure fazer o seu melhor.
2) Tecnologia - Há várias soluções para o desenvolvimento de lojas online, desde as plataformas prontas, às desenvolvidas por encomenda, sendo a única vantagem das plataformas prontas, a rapidez e facilidade de operação (é possível configurar o layout, inserir produtos, escolher formas de pagamento, definir nível de stock, entre outras funcionalidades). Mas não se esqueça, caso opte por esta solução, preocupe-se em escolher uma empresa cujo atendimento e apoio ao cliente esteja incluído.
3) Preço competitivo: No mundo online, é muito fácil comparar preços, por isso tente sempre ter um preço competitivo e preocupar-se com o valor do envio que será cobrado ao cliente (quanto mais baixo e justo, melhor).
4) Inserir produtos: A qualidade das fotos dos produtos é essencial, pois esse é o ponto de contacto com o cliente. Procure criar um padrão de fundo para todas as fotos, de preferência branco e lembre-se que o texto também é muito importante, tem que ser objectivo e apresentar todas as características do produto. Produtos com descrições erradas podem gerar muitas reclamações de clientes.
5) Logística: Eis um ponto fundamental para o sucesso do negócio. Para além de precisar negociar um preço competitivo de portes de envio, é imperativo que o prazo de entrega seja cumprido de acordo com o prometido ao cliente. Considere também o tipo de embalagem que será utilizada. Lembre-se que o cliente só voltará a comprar, caso esteja satisfeito com todo o ciclo de compra do produto, desde a escolha no site até à recepção do produto.
6) Formas de pagamento: Procure disponibilizar várias formas de pagamento, entre elas, cartões de crédito (Visa, American express,mbnet,paypal), transferência bancária, referencia multibanco etc.
7) Equipa administrativa: Avalie quantas pessoas serão necessárias para gerir o dia-a-dia da sua loja virtual. Algumas tarefas envolvidas: inserção de produtos, gestão de preços e análise da concorrência, atendimento ao cliente, divulgação das ofertas, desenvolvimento de material publicitário para promoções e ofertas, avaliação de resultados, entre outras.
8) Atendimento: A loja deve ter vários tipos de contactos e de fácil acesso para o cliente, tais como: telefone, email, skype.
9) Divulgação: Pronto! A sua loja está pronta. E agora, o que é que você pode fazer para atrair clientes? Pode enviar newsletters informando sobre os produtos, ofertas e promoções. Procure investir em links patrocinados (Ex: Google) e para anunciar em sites de classificados gratuitos.
10) Avaliação e acompanhamento de resultados: Acompanhe diariamente os resultados das vendas (o que está a vender, quanto, de onde vêm os clientes, etc). A administração de uma loja virtual, é muito semelhante com a de uma loja física. É necessário planeamento e organização. Ande sempre em cima!
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